O Centro Social e Paroquial de Santa Maria propõe-se contribuir para a promoção integral de todos os habitantes da cidade de Tavira, quaisquer que sejam as suas crenças religiosas, com vista à sua transformação numa verdadeira comunidade humana. Sempre que possível e que tal se justifique, a sua ação estender-se-à aos habitantes de outras paróquias.

O centro tem presente a natureza unitária e global da pessoa humana e o respeito pela sua dignidade, assim como, o aperfeiçoamento espiritual, moral, social e cultural de todos os paroquianos, e recorre a equipas de trabalho tecnicamente preparadas e devidamente qualificadas.

De acordo com os seus objetivos o centro social mantem atividades de assistência e apoio à infância; apoio aos jovens,  apoio à população ativa através de programas de promoção e desenvolvimento social e cultural; apoio à terceira idade através de alojamento, alimentação, assistência médica e de enfermagem; apoio aos que vivem na solidão e aos marginalizados; assistência às famílias carenciadas e assistência na doença e invalidez à população em geral.

O centro propõe-se assegurar e garantir o bem-estar, a qualidade de vida e a segurança dos utentes bem como contribuir para a estabilização e retardamento do processo de envelhecimento dos mesmos. Propõe-se também potenciar a participação da pessoa idosa na resolução dos próprios problemas e na vida social e cultural da comunidade; estimular o espírito de solidariedade e entreajuda por parte dos clientes e incentivar a relação interfamiliar e as relações intergeracionais.

Caso a prática o aconselhe e os meios disponíveis o permitam o centro poderá criar e manter outras atividades quer de saúde e assistência, quer culturais e educativas, ou recreativas, sujeitas às normas e leis em vigor.

A criação das atividades devem resultar do espírito de mútua ajuda entre os paroquianos e da sua consciencialização das necessidades mais urgentes do meio, para tal o centro aceita a colaboração de trabalhadores voluntários e de pessoas dotadas com aptidões específicas, designadamente através da Liga dos Amigos.