O Centro Social e Paroquial de Santa Maria em Tavira foi criado por iniciativa da Fábrica da Igreja de Santa Maria do Castelo em Tavira, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, com sede na Rua Jorge Corvo nº 7, freguesia de Santa Maria, concelho de Tavira. É um equipamento composto por cinco valências: ERPI, Centro de Dia, Apoio Domiciliário,Creche e Cantina Social, atualmente, sob a direção do Senhor Padre Miguel Neto.
O Lar de Santa Maria obra Paroquial destinada à terceira idade, que surgiu em 1988, goza de autonomia administrativa dos seus bens e recursos, rege-se pelos Estatutos e conforma-se com as disposições da lei civil aplicáveis às Instituições Particulares de Solidariedade Social.
O Serviço de Apoio Domiciliário nasceu cinco anos após o início da atividade da instituição, em 1993, face ao acréscimo de recursos humanos e a constatação de que se tornara pertinente retardar a institucionalização, de forma a reduzir alguns dos seus efeitos menos positivos.
Tendo em vista a prestação de cuidados individualizados e personalizados ao indivíduo e sua família e à necessidade de responder de uma forma mais eficiente à população de Tavira, em 1998 é criada a resposta social de Centro de Dia, a qual funciona no mesmo edifício do lar de idosos.
Devido à necessidade de minorar o impacto da crise económico financeira, o Centro Social e Paroquial de Santa Maria em parceria com o Instituto da segurança Social estabeleceu um Protocolo no âmbito da Convenção da rede Solidária de Cantinas Sociais para o programa de Emergência Alimentar (PEA), celebrado em 1 de Junho de 2012. Este programa permite garantir às pessoas e/ou famílias que mais necessitam, o acesso a refeições diárias gratuitas.
O Centro Intergeracional da Pegada surgiu no ano de 2012, com as respostas de ERPI e Creche, como resposta ao acréscimo de solicitações nas áreas de terceira idade e primeira infância. Este é um projeto que tem em conta a importância das relações intergeracionais enquanto vínculos entre pessoas em diferentes fases de desenvolvimento. A partir da experiência de cada um, ambos ensinam, ambos aprendem e complementam-se.
Em conformidade com os seus estatutos o Centro Social e Paroquial de Santa Maria prevê a possibilidade de colaboração com as demais instituições de índole social locais ou regionais e com serviços públicos competentes ou outras entidades num espírito de inter-ajuda e solidariedade. Prevê igualmente a possibilidade de celebrar acordos de colaboração com entidades oficiais e particulares, designadamente com o Centro Regional de Segurança Social, com o fim de receber apoio técnico e financeiro para as suas atividades, sem prejuízo para a sua autonomia.